segunda-feira, 25 de abril de 2011

O Quinze


Ola pessoal
 
Eu tenho estado sumida, e isso ta virando rotina, eu sei e peso desculpas.

Gostaria de ter uma boa explicação, mas eu não tenho.  A maior parte das vazes eu não posto no blog por preguiça e a menor parte do tempo, pois tenho um monte de trabalho para fazer (fim de bimestre é um desastre).

Semana retrasada peguei o livro “Canção de Tróia”, mas não estou nem na metade, pois como disse tenho muito trabalho para entregar, e ainda por cima tive que ler um livro para uma prova de português que será efetuada amanhã.

Então como meio de estudo e para acabar com este longo tempo de seca no blog, vou falar sobre este livro da literatura brasileira que simplesmente adorei e acho que vocês gostaram de ler.
O Quinze de Rachel de Queiroz é uma obra emocionante e cheia de detalhes e que dependendo de seu estado emocional fará com que você se derrame em lagrimas. Livro este que se passa no ano de 1915, época de uma grande seca no sertão.

Nele percebe-se uma narrativa e dois momentos. Primeiramente, a seca atinge o vaqueiro Chico Bento e sua família. Também, maltrata Vicente, grande proprietário e criador de gado. Em seguida, temos a relação de afeto e carinho que envolve Vicente, rapaz rude, mas puro de coração e Conceição, moça cheia de dotes e de cultura, da capital.

De um lado vemos o romance entre duas pessoas muito diferentes. Vicente é um homem do campo que esta preocupado em salvar a sua criação de gado, já Conceição é uma professora que vive na cidade grande. Os dois são primos e se conhecem desde pequenos.

De outro lado vemos a vida de Chico Bento que se encontra desempregado e tem de sair do interior do sertão com sua família. Ele tem o sonho de ir para Amazônia, pois na época era um lugar bom para se obter emprego. Ao longo desta viagem sentimos como a fome afeta as pessoas. Sentimos-nos tristes quando um dos filhos de Chico morre e angustia quando outro some do mapa, mas também sentimos alegria quando eles acham uma possível saída da agonia vivida ate aquele momento.

O livro é lindo e me emocionei bastante. Consegui através dele viver aquele momento, quando a seca assolou a vida no nordeste. Pude imaginar como foi viver aquilo e não gostei da sensação. Rachel de Queiroz soube transmitir o que viveu e acho que por este seu jeito de transmitir as sensações vividas através de palavras para as outras pessoas fez com que ela fosse à primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.

Recomendo, Recomendo e Recomendo.

Prometo me esforçar e ler bastante, para poder postar no blog e não deixar outra seca se instalar por aqui.

Bjinhos e ate o próximo post.
Tchau!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário. A sua participação nos alegra muito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...