terça-feira, 22 de março de 2011

Resumo Especial


Ola,
Hoje vou fazer um resumo especial. Falarei sobre o livro: Triste Fim de Policarpo Quaresma, um clássico da literatura brasileira escrita por Lima Barreto, adaptado para filme e historia em quadrinhos.

Triste fim de Policarpo Quaresma é uma analise dura e objetiva dos primeiros anos da republica no Brasil. Nele, Lima Barreto descreve os interesses mesquinhos de uma elite que se aproveita das oportunidades criadas pela queda da Monarquia, dos costumes de uma “alta sociedade suburbana” e dos distorcidos ideais positivistas impostos pelo novo regime.
Trecho tirado do livro “Triste Fim de Policarpo Quaresma, em quadrinhos” –  parte: “Adaptando Liba Barreto para os quadrinhos”
O livro tem como personagem principal Policarpo Quaresma que é mais que nacionalista, é um fanático pelo Brasil e acha que este é o país mais promissor do mundo. Uma frase que ele fala e comprova isto é “De tudo que há nacional, eu não uso estrangeiro”. Policarpo começa a estudar o Brasil desde novo, e no final do livro vemos que se arrepende de não ter vivido sua vida de um modo diferente.
Personagens:
Adelaide Quaresma: é Irmã de Policarpo. Ela não gosta das atitudes do irmão, mas o apóia e sempre o segue.
Ricardo Coração dos Outros: É um cantor de modinhas, e é muito descriminado, pois tocar violão na época era considerado coisa de vagabundo. Ele é quem ensina violão para Policarpo e vira amigo dele.
General Albernaz: É um italiano, que Policarpo ajudou a saldar uma divida. Policarpo é padrinho da filha dele.
Olga Coleoni: É filha de Albernaz e afilhada de Policarpo. Descobrimos no final do livro que ela é apaixonada por Policarpo.
Ismênia: É uma louca. Acha que tem que casar a qualquer custo e fica noiva do primeiro namorado que tem. Este namorada a enrola cinco anos, falando que esta fazendo faculdade e depois vai para o interior e nunca mais volta.
Bom  o livro é ótimo, fiz um resumo dos personagens que acho mais importante do livro. Leiam, pois é capaz de precisarem para o vestibular
Espero que tenham gostado.
Bjinhos
Ate o próximo.

1 comentários:

Anônimo disse...

ameiiii...adoreiiiii mtoooooooooooo..

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário. A sua participação nos alegra muito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...